terça-feira, 31 de julho de 2007

Questionário para Grupo de Foco

Passei um tempo sem atualizar pois tive que preparar um questionário para um Grupo de Foco. A idéia é obter informações sobre pessoas que gostam de videogame e selecionar algumas para discutir a interface do Wii Shop Channel.

Quer participar? Então responda o questionário!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Resultados do Teste de Usabilidade Piloto

Como eu havia prometido, segue abaixo alguns pontos observados no teste de usabilidade piloto do Wii Shop Channel. Foram feitos testes com 2 usuários (um homem e uma mulher jovens), que não tinham nenhuma experiência com o Wii, mas que possuíam experiência anterior com videogames. Ambos usuários dominam o idioma inglês.
As tarefas que eu pedi para eles executarem na interface eu postei mais abaixo.



Tela Inicial - Jogos em Destaque / Notícias
Essa tela é a primeira a aparecer no Wii Shop Channel e deixou os usuários bem confusos. Os problemas observados no teste foram:

1. Usuário se sentiu perdido na primeira tela da aplicação
2. Os thumbnails dos jogos em destaque não possuem efeito de "tooltip" descritivo, nem qualquer efeito que indique que possa ser selecionado
3. Esse comportamento é inconsistente com o do menu principal do Wii, que é bem mais amigável
4. Usuário não sabe identificar se os thumbnails são apenas jogos em destaque ou se é o catálogo todo
5. Não poder identificar o nome dos jogos em destaque na home pelos thumbnails frustrou o usuário
6. Usuário procurou pela palavra "catálogo" mas ela não aparece na interface no começo
7. A notícia nessa página confundiu o usuário, que clicava nela esperando chegar no catálogo
8. O uso da palavra "catálogo" no texto da notícia fez o usuário clicar nele, esperando encontrar o jogo
9. Convencido de que os thumbnails mostravam todo o catálogo, usuário tentou dar scroll na lista para tentar ver mais jogos, sacudindo o controle
10. Usuário seleciona um jogo qualquer para tentar avançar, mas não sabe prosseguir na interface
11. Usuário demora para selecionar "Start Shopping", pois ficou confuso com a tela inicial



Menu Principal
Essa tela aparece ao selecionar "Start Shopping" (Iniciar Compra). Ela representou um desastre no teste por conta dos termos pouco familiares para quem ainda não leu na Internet sobre o serviço (por exemplo: o termo Virtual Console não foi identificado pelos usuários como sendo o catálogo de jogos. Isso é muito GRAVE para a interface). Aliás isso é um problema do Wii Shop Channel - ele depende demais de informações obtidas previamente na Internet. Os problemas observados no teste foram:

12. Usuário declarou que não imaginava encontrar essa tela, pois pensou que cairia direto no catálogo de jogos após clicar em "Start Shopping".
13. Insatisfeito com a ausência da palavra "Catálogo" na interface, ele quis sair desta tela e voltar para a anterior, pois aquela apresentava imagens de jogos.
14. Ao tentar retornar, selecionou "Wii Menu" e foi levado de volta para o menu do Wii, saindo da aplicação e ficando muito irritado
15. Reclamou da falta de confirmação para deixar o canal de compras
16. Reclamou da demora em conectar na rede
17. Usuário diz procurar por um catálogo ou uma busca, mas não sabe onde achar na interface
18. O usuário não reconhece o termo "Virtual Console" como catálogo e o ignoram completamente
19. Posteriormente, comenta que o catálogo não poderia ser ali, pois a imagem de um controle (joystick) fez o usuário pensar que se tratava de alguma configuração ou compra de hardware. Esperava ver uma imagem de jogos.
20. Usuário seleciona "Shopping Guide", pensando ser um catálogo, quando na verdade é um help
21. Usuário demora a entender que o Shopping Guide é um help
22. Dentro do help, procura por ajuda, mas não tem paciência para ler os textos
23. Usuário tenta usar outras teclas do controle, tentando fazer algo acontecer para chamar o catálogo
24. Usuário entrou em todos os menus da interface, menos no "Virtual console", que seria o correto
25. Usuário não compreende o ícone que leva de volta a tela inicial, pensando ser o botão para "ejetar o cd"
26. Usuário identificou claramente a quantidade de Wii Points que ele tinha, mas não soube responder se era suficiente para comprar jogos, uma vez que não conseguiu achá-los.
27. Tentando localizar o primeiro jogo comprado naquele console, usuário desisitiu de usar a interface do canal e foi procurar no menu de configuração do Wii
28. Não encontrando lá, desistiu da tarefa, pois não queria voltar para a tela principal, pois não sabia o que fazer ali.
29. Irritado, até a música do canal desagradou o usuário, que desejou poder desligá-la
30. Usuário alegou ter achado a interface pobre, quando comparada às demais telas da interface do Wii e até de outros canais.

Resumindo, nenhuma das tarefas propostas aos usuários foi completada no tempo desjado. Os usuários sentiram-se frustrados com isso!

Esses foram os primeiros resultados obtidos nesse piloto, mas que foram suficientes para mostrar que há muito a melhorar na interface do canal de compras do Wii. Uma revisão dos termos usados, mudança em alguns elementos visuais e mesmo a adoção de comportamentos de navegação mais consistentes (como aparecer um texto ao passar o cursor sobre o thumbnail do jogo) já iriam contribuir e muito para oferecer uma experiência mais intuitiva e menos depende de leitura de helps e manuais.

Mas há muito a ser investigado ainda. ;-) No próximo post vou falar sobre um questionário feito com lojistas para identificar o perfil de quem tem um Wii. Será que deu certo? Depois eu conto! :-p

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Apresentação do Projeto - ou melhor, do que eu tenho até agora...

YES! Terminei minha apresentação para a próxima aula. ;-)

Nela apresento alguns resultados preliminares do teste de usabilidade piloto no Wii Shop Channel e também de um questionário que fiz com lojistas. Vou postar esses resultados aqui com mais calma depois. Por enquanto segue o link da apresentação a quem possa interessar ;-)

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Wii Shop Channel - Teste de Usabilidade Piloto


Esta semana preciso me concentrar em uma apresentação do projeto, apresentando os resultados até o momento. Mas vou falar um pouco sobre o teste de usabilidade piloto que realizei em aula. Para esse teste, montei um ambiente fácil de transportar, uma vez que o teste foi feito na Puc-Rio. Na imagem, apresento tudo o que foi usado no teste:

1. Wii;
2. PC com Windows;
3. Nintendo Wi-fi USB Connector;
4. Software Nintendo Wi-fi;
5. Monitor portátil (aquele do Gamecube);
6. Wiimote;
7. Barra sensora do Wii.

No Teste de Usabilidade, apresentei aos participantes que iam experimentar a interface uma persona (um personagem que representa o público-alvo da interface) e um cenário (que descreve uma história daquele personagem). O cenário apresentava 3 tarefas para os usuários realizarem no Wii Shop Channel, cada uma com um limite de tempo:

1. Encontrar o jogo Toe Jam & Earl (10 minutos);
2. Identificar se existem créditos suficientes para o download do jogo (2 Minutos);
3. Identificar qual o primeiro jogo comprado e instalado naquele Wii (3 Minutos).

Os resultados foram surpreendentes... mas infelizmente não estou com o registro em vídeo! Se eu conseguir pegar com o professor vou tentar postar aqui. Assim que eu tiver consolidado os resultados vou contar como a interface do Wii Shop Channel deixou os participantes do teste de cabelo em pé. ;-)

Por enquanto, fiquem com esses vídeos que ilustram bem porque o Wii é tão divertido!



sábado, 7 de julho de 2007

Vídeos do Wii Shop Channel

E para quem ainda não sabe o que é o Wii Shop Channel, acredito que esses vídeos sejam muuuito esclarecedores ;-)





Parece muito facil de usar, não? Mas alguns testes-piloto de usabilidade com usuários que nunca haviam experimentado o canal foram meio desastrosos. Depois eu posto aqui como foi.

Aaaah, e a musiquinha... eu AMO essa musiquinha do canal, mas nos testes as pessoas ficaram tããããããão irritadas!!! :-D

Tudo precisa ter um começo...

O primeiro post é difícil de esquecer... e de começar! ;-)
Bem pessoal, vou começar pelo começo, que é explicando o objetivo deste blog.

Mas antes disso, eu preciso falar um pouco sobre mim, e como cheguei até aqui. Sou formado em design pelo Fundão, tenho MBA em comunicação e marketing pela ESPM, pós-graduação em animação pela Puc-Rio e estou cursando uma nova pós-graduação - é isso mesmo... nem eu agüento mais tanto curso :-s - em Ergodesign e Usabilidade de Interfaces, também na Puc.

Trabalho há 6 anos na Quality Software, gerenciando o time de Mídia Digital, que é o braço da empresa que cuida da interface de uso de todas as aplicações, sistemas, portais etc desenvolvidos por lá. Nesse lugar - além de ter feito grandes amigos - já participei de um catatau de projetos de interface visual dos mais variados tipos e plataformas: web, java, .NET, delphi, celulares, palms, TV digital, IPTV... já vi de tudo isso um bocado, aqui e no exterior ;-)

Além disso, preciso revelar que sou um viciado em games. Tenho outros vícios nerds (como colecionar bonequinhos, Transformers, essas coisas lindas de Deus), mas os jogos eletrônicos sempre tiveram um espaço de grande destaque em minha vida.

Eu sempre fui um Sega-maníaco, fã de Mega-Drive (ou Genesis) e Sonic. Mas aí a Sega me deixou órfão de consoles e tive de migrar - a princípio contrariado - para a Nintendo. E foi então que me apaixonei pela filosofia dessa empresa. Foi aos poucos, com um Gameboy, depois com um BitSystem (alguém lembra desse?), Gameboy Advance, Gamecube, Nintendo DS... e aí veio o Wii.

Tem gente que vê o Wii em ação e acha que é coisa do demo. Eu o considero um marco em termos de tecnologia e inovação, que entregou ao mercado algo que as pessoas nem sabiam que queriam, mas que no momento em que viram, gostaram. E estão demonstrando isso com um volume de vendas impressionante.

Bem, todo esse blá blá blá foi pra ligar as seguintes pontas:
- Estou cursando uma pós em ergodesign e usabilidade de interface;
- Vou apresentar uma monografia ao final do ano (eu espero);
- Tenho relativa experiência com TV digital e a vejo como um grande veículo para iniciar uma verdadeira revolução em termos de inclusão digital ao promover uma maior facilidade de acesso a serviços;
- Quero avaliar a interface do Canal de Compras do Wii (Wii Shop Channel) como referência para futuras aplicações de T-commerce, visto que tem sido divulgado na imprensa o sucesso deste canal, com cerca de 1000 downloads por hora.

Os resultados dessa pesquisa?
Vou mostrando aos poucos por aqui...