quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Análise de Resultados - Configurações do Wii Shop Channel

Mais um resultado saindo quentinho do forno... ;-)

O Questionário - Parte 2 focava na obtenção de feedback para a nova funcionalidade de “Configurações” do Wii Shop Channel, o que incluía a análise das telas de “Configurações de Música”, “Configurações de Tema” e “Meus Controles”. Quem quiser rever o que eu propus para essas telas pode conferir o segundo vídeo aqui.


Nova Tela de Configuração Proposta


Configurações de Música


Configurações de Tema


Meus Controles

Um total de 23 pessoas respondeu a este questionário, sendo que somente 21 pessoas o completaram. Dessas, 20 afirmaram ser do sexo masculino (95,2%) e 1 do sexo feminino (4,8%). A idade média dos respondentes foi de 18 anos.

Sobre as novas possibilidades pensadas para a funcionalidade "Configurações", cada participante foi convidado a atribuir notas de 1 a 5 para cada uma das mudanças propostas; onde 1 significava que ele havia odiado a mudança, 3 que ele era indiferente à mudança e 5 significava que ele havia adorado a mudança. Os resultados coletados são mostrados na tabela abaixo.



Com base nesses resultados podemos verificar que parte das recomendações para o item “Configurações” foram bem recebidas pelos participantes, com destaque para a possibilidade de se poder ligar/desligar a música de jogo (trecho da trilha sonora) na “Tela do Jogo”. Isto parece ser um indicativo também de que os usuários desejam poder ouvir a trilha dos jogos nas telas de detalhes destes. Logo, ambas são funcionalidades recomendadas.

Outro ponto interessante é constatar o alto índice de aceitação da sugestão de darmos um menor destaque para a remoção da conta do Wii Shop Channel. Os participantes concordaram que esta é uma função que deve ficar menos acessível na interface.

Foi possível constatar um índice bastante considerável de indiferença para as possibilidades de se ligar/desligar a música de fundo do canal e de se permitir a troca de temas (skin). Visando dar liberdade de escolha ao usuário, recomenda-se fortemente a implementação da primeira configuração. A troca de skin pode ser descartada, mas certamente agregaria valor ao canal, desde que não houvesse comprometimento da performance deste.

Detectamos um índice significativo de rejeição à configuração que permite informar que controles o usuário possui para não exibir mais alertas sobre compatibilidade de controles. Esta recomendação poderia ser descartada, mas seria necessário efetuar testes junto a mais usuários para validação.

Os participantes também informaram se eles consideravam que houve melhoria nas novas proposições de configurações em relação ao que existe atualmente no canal. Os resultados coletados são mostrados na figura a seguir.



Podemos constatar que o índice de aceitação da nova proposição de Configurações foi alto, já que 57% dos participantes (13 pessoas) responderam que a tela estava muito melhor; 30% (7 pessoas) consideraram que estava um pouco melhor; 9% (2 pessoas) consideraram a mudança indiferente e somente 4% (1 pessoa) considerou que a tela estava um pouco pior.

Alguns comentários feitos pelos participantes da pesquisa foram bastante pertinentes e devem ser considerados na análise, em conjunto com os demais dados coletados. A seguir apresentamos algumas dessas contribuições:

“Controles podem ser emprestados, ou seja, pode não estar com o gamer no momento da compra. Acho que mudar essa configuração toda vez seria cansativo. Já que é o próprio cansaço que você quer excluir, que tal dar um destaque maior aos controles no momento da compra? Assim a pessoa já veria naquele momento, sem precisar de avisos posteriores ou configurações.”

“Acredito que a questão da tela que avisa sobre os controles compatíveis com o jogo que você está comprando é muito menos importante do que você fez parecer. Quando vou gastar meu dinheiro em um serviço online gosto de obter o máximo de informações possíveis e até mesmo de maneira repetitiva, o aviso adicional é um passo a mais que faz pouca diferença e que não justifica uma mudança na interface.”

“A melhor idéia a ser considerada é a de incluir a música tema dos jogos que você está olhando (mas será que isso não deixaria o shopchannel um pouco lerdo? Sua velocidade já não é grande coisa).”

“Agora está muito melhor do que levar um SUSTO com aquela antiga tela!!!”

“O que mais me chamou atenção foi a parte de temas, ter um wii shop channel com a cara de Zelda seria tudo de bom! E com certeza muito uteis todos os outros botoes, houve ai uma melhora de 100% nas configurações.”

“Deve-se lembrar que o foco principal do console wii são crianças, por isso é realmente importante a exibição dos alertas sobre os controles, ja que a imagem do jogo fica muito perto das imagens dos controles e a criança pode acabar não vendo, podendo gerar uma certa frustração quanto ao canal, ja que ela pagou e puxou o jogo mas não consegue jogar por falta de controle, e assim diminuindo a frequencia com que essa criança irá comprar mais jogos (acredite, é mais frequente do que parece, eu ja fiz isso e mais dois amigos meus fizeram tambem, o impacto emocional que os jogos classicos causam realmente realmente nos cegam para qualquer coisa que não seja relacionado a compra imediata).”

“Poderia ter um item de personalização de músicas, para ele tocar uma música favorita do seu SD card.”

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Análise de Resultados - Menu Principal do Wii Shop Channel

Tô de volta!

Continuando com a divulgação dos resultados do primeiro questionário, hoje eu vou apresentar os dados que foram coletados sobre o novo Menu Principal proposto para o Wii Shop Channel.



Sobre as mudanças realizadas no “Menu Principal”, cada participante foi convidado a atribuir notas de 1 a 5 para cada uma das mudanças propostas; onde 1 significava que ele havia odiado a mudança, 3 que ele era indiferente à mudança e 5 significava que ele havia adorado a mudança. Os resultados coletados são mostrados na tabela 9.



Com base nesses resultados podemos verificar que a maior parte das recomendações para o Menu Principal foi bem recebida pelos participantes, com destaque para o uso de textos de apoio nos 4 botões principais.

Quanto ao uso do ícone “?” para a Ajuda, apesar do alto índice de indiferença por parte dos usuários podemos considerar como sendo uma alteração recomendada, pois corrige uma inconsistência da interface atual.

Quanto ao uso dos termos “Exit Channel” ao invés de “Wii Menu” e “Wii Software” ao invés de “Wii Ware” observou-se níveis altos de rejeição e indiferença por parte dos respondentes. Seria necessário efetuar testes com mais usuários para verificar se estas alterações são realmente recomendadas ou se deverão ser desconsideradas.

Os participantes também informaram se eles consideravam que houve melhoria na nova proposição de tela em relação ao que existe atualmente no canal. Os resultados coletados são mostrados na figura a seguir.



Podemos constatar que o índice de aceitação da nova proposição de Menu Principal também foi bastante elevado, já que 71% dos participantes (29 pessoas) responderam que a tela estava muito melhor; 20% (8 pessoas) consideraram que estava um pouco melhor; 7% (3 pessoas) consideraram a mudança indiferente e somente 2% (1 pessoa) considerou que a tela estava muito pior.

Alguns comentários feitos pelos participantes da pesquisa foram bastante pertinentes e devem ser considerados na análise, em conjunto com os demais dados coletados. A seguir apresentamos algumas dessas contribuições:

“Gostei do botão My Account. Não gostei do DK segurando o Classic Controller, e acho que os textos explicativos só deveriam aparecer quando passássemos o cursor por cima dos botões.”

“Não gostei muito das imagens atribuidas e tambem nao gostei da aparencia dos botoes, atualmente os botoes do wii parecem ser mais modernos e limpos... com imagens claras e modernas...”

“Não há necessidade de rebatizar o WiiWare, uma vez que tem um texto explicativo no botão.”

“Eu adorei aquele D.K. ( Donkey Kong ) QUERO UM PRA MIM!!!!!!!!!!!!”

“Para cada vez que entra no menu principal seria legal se aparece um personagem diferente em virtual console (uns 5 no maximo tipo mario, link, samus, etc).”


Quem quiser participar dando opiniões sobre os demais questionários ainda dá tempo! Para ver os demais vídeos e questionários, clique aqui.

Fui!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Análise de Resultados - Nova Tela Inicial

Olá pessoal,

encerrei a coleta de dados do Questionário Parte 1, onde as pessoas contribuiram com suas valiosas opiniões a respeito de minhas recomendações para a Tela Inicial e o Menu Principal do Wii Shop Channel. Quem quiser rever o que eu propus para essas telas pode conferir o vídeo aqui.

Primeiramente vou divulgar os dados que coletei para a nova Tela Inicial proposta para o Wii Shop Channel.



Um total de 48 pessoas respondeu a este questionário, sendo que somente 41 pessoas o completaram. Dessas, 36 afirmaram ser do sexo masculino (97,3%) e 1 do sexo feminino (2,7%). A idade média dos respondentes foi de 18 anos.

Sobre as mudanças realizadas na “Tela Inicial”, cada participante foi convidado a atribuir notas de 1 a 5 para cada uma das mudanças propostas; onde 1 significava que ele havia odiado a mudança, 3 que ele era indiferente à mudança e 5 significava que ele havia adorado a mudança. Os resultados coletados são mostrados na tabela abaixo.



Com base nesses resultados podemos verificar que a maioria das recomendações para a Tela Inicial foi bem recebida pelos participantes, com destaque para a adequação da tela ao restante do layout do canal.

Quanto ao uso do termo “Start” ao invés de “Start Shopping” observou-se um nível de indiferença muito alto por parte dos respondentes. Seria necessário efetuar testes com mais usuários para verificar se esta alteração é realmente recomendada ou se seria melhor manter o nome atual do botão.

Os participantes também informaram se eles consideravam que houve melhoria na nova proposição de tela em relação ao que existe atualmente no canal. Os resultados coletados são mostrados na figura a seguir.



Podemos constatar que o índice de aceitação da nova proposição de Tela Inicial do Wii Shop Channel foi bastante elevado, já que 62% dos participantes (30 pessoas) responderam que a tela estava muito melhor; 23% (11 pessoas) consideraram que estava um pouco melhor; 13% (6 pessoas) consideraram a mudança indiferente e somente 2% (1 pessoa) considerou que a tela estava um pouco pior.

Alguns comentários feitos pelos participantes da pesquisa foram bastante pertinentes e devem ser considerados na análise, em conjunto com os demais dados coletados. A seguir apresentamos algumas dessas contribuições:

“Acho que a tela inicial ficou muito "entulhada", e acabou perdendo aquele visual clean e informal que a nintendo está tentando passar para seus usuários. E no botão Start Shopping, nao fez diferença.”

“Eu acredito que seria melhor colocar os ultimos titulos adicionados no Virtual console na pagina inicial em vez dos recomendados. Pois assim o usuário já saberia na 1a tela quais as novidades que ele tem para comprar.”

“É uma boa renovação da tela inicial! Eu adorei!!!”

“Acho que o botão proposto "Start" ainda nao fikou mtu bom, mas sim, eh melhor que "Start Shopping"... acho que ficaria melhor como "Enter Shopping" ou somente "Entrance".”

“Start continua não sendo um bom termo, pois o usuário já havia clicado em Start a partir do Wii Menu, e agora encontrará outro Start, causando confusão. Mas já é bem melhor do que Start Shopping.”

“Acho que pelo fato de ser um menu simples ele esta fazendo a sua parte. Mas acho que poderia ter incrementos normais em paginas html como recursos em Flash! Que alias justificariam a demora no carregamento do canal. Mas essas mudanças seriam muito bem vindas!”

“Seria muito interessante se sua Tela Inicial fosse a nova Tela Inicial do Wii Shop Channel. Parabéns.”

“No lugar do termo "Start Shopping" eu acho que seria também uma boa opção mudar para "Enter Store", que significa "Entrar na Loja".”

“Também poderiam colocar uma previsao da data dos jogos que serao lançados para VC.”

“A Nintendo deveria ver sua idéia. Gostei bastante e é mais fácil e interativa. Além dos ícones serem ótimos. Gostei muito do DK com o Controle do Virtual Console.”


Dentro de alguns dias eu posto os resultados coletados sobre o novo Menu Principal do canal de compras do Wii.

Quem quiser participar dando opiniões sobre os demais questionários ainda há tempo. Mas não muito. Para ver os demais vídeos e questionários, clique aqui.

Abraços!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ano novo, dá-lhe monografia...

O ano novo chegou e eu ainda estou devendo entregar minha monografia para o curso. O prazo é 30 de Janeiro então isso explica a ausência de posts :-D

Estou coletando e analisando os dados dos questionários, tenho visto muitos comentários interessantes. É muito bom constatar que as pessoas estão se dispondo a dar suas contribuições e fazer críticas construtivas. Olhando as opiniões das pessoas estou até com vontade de refinar aspectos da interface, ainda que não entrem na monografia, pois simplesmente não há mais tempo para mudanças no texto do relatório. Mas o blog continuará, bem como minha intenção de mandar o trabalho para a Nintendo ;-)

Em breve eu vou encerrar os questionários, mas ainda dá tempo de participar. Quem quiser ver os vídeos onde eu apresento as minhas recomendações de mudanças para o Wii Shop Channel e responder os questionários, basta acessar aqui. Tem link para tudo.

Enquanto isso vou finalizando o projeto. E me viciando cada vez mais no canal Check Mii Out do Wii. Tem uns problemas de usabilidade - lá vou eu começar de novo - mas o que importa ali é a diversão e quanto a isso a Nintendo nunca faz feio.

Quem quiser ver alguns dos meus Miis disponíveis no canal pode conferir no site MiiPlaza.

Até a próxima! ;-)