segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Análise do Questionário do Grupo de Foco

Hoje vou contar sobre os resultados do questionário feito para a seleção do Grupo de foco. Os dados coletados são muito interessantes, e vão auxiliar bastante na pesquisa.

Um total de quarenta pessoas respondeu ao questionário e, desse total, trinta e três pessoas afirmaram possuir o Wii. Foram feitas perguntas específicas para os donos do Wii que me ajudaram a descobrir algumas características interessantes sobre eles.

Sobre a freqüência de uso do Wii, a maioria (36,4%) afirmou jogar o console 3 ou 4 dias da semana. Em conjunto com os demais números, é possível ver que quem tem o Wii costuma jogar bastante com ele. 27,3% dos entrevistaram disseram jogar Wii todos os dias.



Um dos dados mais curiosos da pesquisa foi descobrir que 100% dos entrevistados já conectaram o seu Wii à Internet. A diferença encontra-se na forma como este acesso é feito: a grande maioria utiliza um roteador Wi-fi (68,8%), seguido pelo uso do Nintendo Wi-fi USB Connector (28,1%) e do Adaptador de Cabo Ethernet (3,1%).



Foi perguntado aos donos de Wii se eles já conheciam o Wii Shop Channel e também se já haviam comprado jogos nele. Aqui, mais um dado relevante: 31 donos de Wii já conheciam o canal, mas apenas 17 já compraram jogos através dele. No que tange ao download de canais gratuitos, 29 donos de Wii já o fizeram. Ou seja, há uma resistência ao ato de se gastar dinheiro no canal, como demonstra o gráfico abaixo.



Mesmo dentro do universo dos compradores, a quantidade de jogos comprados foi modesta. 2 deles compraram apenas um jogo; 12 compraram de 2 a 5 jogos; 2 compraram de 6 a 10 jogos e apenas 1 afirmou ter comprado mais de 10 jogos no canal.

A freqüência de compra de jogos também pode ser considerada baixa, segundo informação passada pelos usuários: 61,1% do total de compradores afirmaram que compram jogos “raramente” ou “muito raramente”. Apenas duas pessoas responderam que compram jogos com “freqüência”. Ninguém afirmou comprar jogos com “muita freqüência”.

No questionário, foi perguntado ainda o motivo de muitos donos do Wii jamais terem comprado jogos no Wii Shop Channel. 46,6% das pessoas afirmaram não saber ou não ter como adquirir Wii Points; 38,5% consideram os jogos caros; 23,1% disseram não ter encontrado jogos que a atraíssem; 7,7% consideram os jogos ultrapassados. 23,1% alegaram outras razões, como o fato de estarem juntando dinheiro para a compra de créditos.

Dentre as razões que mais levam os donos de Wii a comprar jogos no Wii Shop Channel, temos: 55,6% disseram querer sentir nostalgia de poder voltar a jogar os clássicos; 33,6% querem ter a oportunidade de poder jogar jogos que nunca haviam jogado antes e 11,1% disseram achar os preços dos jogos baixos.

Sobre o controle clássico, que é usado em muitos jogos do Virtual Console, no universo de donos do Wii somente 21,9% dos entrevistados afirmaram possuir tal controle. Um dado interessante é que todos os que responderam ter o controle clássico também já compraram jogos do Wii Shop Channel. Isto parece ser um indício de que o desejo de ter tal acessório é realmente impulsionado pelo download de jogos antigos no Virtual Console.

Finalmente, buscou-se identificar quais os outros videogames que os entrevistados possuíam. Aqui se identificou claramente que quem possui o Wii já é um fã antigo da Nintendo, pois:
- 66,70% possuem Nintendo DS
- 56,70% possuem Gamecube
- 43,30% possuem Gameboy Advance
- 16,70% possuem PlayStation 1
- 33,30% possuem PlayStation 2
- 6,70% possuem PlayStation 3
- 3,30% possuem Xbox
- 3,30% possuem Xbox 360
- 43,30% possuem outro videogame. Entre os mais citados estavam Super NES e Nintendo 64.

Bom, chega de números por hoje! ;-)

Nenhum comentário: