quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Resultados do Grupo de Foco

Fala pessoal! Eu sumi, mas agora eu voltei. :-)

Depois de muito tempo sem atualizar, consegui finalmente consolidar os resultados do Grupo de Foco, o que deu um bocado de trabalho. Mas valeu a pena, o resultado foi surpreendente: colocar donos de Wii para conversar com usuários novatos provou ser uma experiência muito rica, que resultou em uma coleta de problemas de interface e de sugestões muito interessante.

O relatório de resultado dessa pequisa tem quase 50 páginas, então vou postar aqui apenas um resumo dos resultados mais concretos.

"O objetivo da pesquisa era discutir aspectos de uso, conteúdo e problemas do Wii Shop Channel com cinco participantes selecionados através de um questionário on-line, moradores do Rio de Janeiro. Buscava-se por pessoas que gostassem de jogos clássicos, que tivessem jogado estes títulos na infância. Este seria o público-alvo principal do Wii Shop Channel."

"De modo a promover uma melhor troca de experiências durante o debate e promover troca de experiência entre usuários avançados e iniciantes, os participantes que não possuíam o Wii tiveram de realizar a seguinte tarefa, antes do Grupo de Foco ser iniciado: “Localizar o jogo “Toe Jam & Earl” no Wii Shop Channel, das mais variadas formas possíveis (por busca, por sistema, por gênero etc) e avaliar a qualidade da informação detalhada do jogo.”

Após a conclusão deste estudo, as principais descobertas e sugestões levantadas pelos participantes foram:

1. Estranharam o botão “Start Shopping” na primeira tela, pois temeram que aquele botão já implicasse em fazer uma compra quando na verdade queriam apenas olhar a interface.

2. Preferiam buscar por Gênero e/ou Palavra-Chave. Apontaram a busca por Gênero como sendo a melhor para achar jogos quando o usuário não tem nenhum jogo específico em mente – o que é importante para estimular a compra casual, por impulso.

3. Manifestaram o desejo de buscar jogos utilizando mais de um filtro por vez. Apontaram que a ausência deste tipo de combinação de busca poderá ser um grande problema quando tiverem muitos títulos dentro de um único sistema, ou gênero.

4. Foi citado que deveria haver uma forma de navegar mais rapidamente pelas páginas de resultados, saltando diretamente para títulos começando com determinada letra.

5. Questionaram a qualidade da informação de cada jogo: telas são muito pequenas; texto é insuficiente. Também reclamaram da falta de vídeos mostrando como é a jogabilidade.

6. Querem poder baixar demos dos jogos, ou qualquer outra solução que lhes permita testar o jogo antes de pagar por ele.

7. Tiveram dificuldade de ver o gênero de jogo na tela de informações. Acharam que esta informação deveria receber um destaque maior na interface.

8. Relataram que quase compraram jogos sem ter o controle (joystick) compatível. “A vontade de comprar é maior do que a vontade de ler”.

9. Sugeriram apresentar apenas os nomes dos jogos no resultado da busca, pois da forma que é atualmente cada jogo ocupa muito espaço, gerando muita paginação.

10. Reclamaram da impossibilidade de desligarem a música que toca de fundo. Também acharam que o fato da música não mudar conforme o contexto da navegação deixa a experiência maçante.

11. Reclamaram do posicionamento do ícone animado que informa o carregamento da página, que cobre o título da página atual.

12. Reclamaram do excesso de tempo para que as páginas fossem carregadas. Também reclamaram que páginas já visitadas precisavam ser recarregadas.

13. Não entenderam o Wii Ware. Não sabem definir o que esperam encontrar ali – se seriam canais ou se ali teria o conteúdo que é gratuito. O fato de existir conteúdo gratuito e pago ali também os confundiu.

14. Acharam estranho o fato de que novos canais gratuitos e suas atualizações sejam disponibilizados no Wii Shop Channel, que deveria ser somente um canal focado em compras. Donos do Wii relataram que demoraram a descobrir que aplicações como o Browser Opera deviam ser baixados pelo Wii Shop Channel.

15. Não tiveram interesse de ler o conteúdo do item Shopping Guide, que é a “ajuda” do Wii Shop Channel, pois acharam o conteúdo muito extenso e pouco atraente.

16. Tiveram dificuldade de entender do que se tratava o item Shopping Guide, pois muitos confundiram o termo como sendo o “catálogo de jogos”, e esperavam encontrar os jogos ali.

17. Perceberam a inconsistência existente na chamada do item de Ajuda. Na tela inicial ele é chamado pelo botão “Shopping Guide”, mas nas demais telas é chamado por um botão com uma “?”.

18. O termo Virtual Console confundiu alguns participantes, que não o identificaram como sendo o local onde estariam disponibilizados os jogos. Alguns acharam que se tratava de um serviço de jogo on-line. Outros criticaram a adoção do controle clássico como iconografia deste serviço.

19. Apontaram que o ícone de retorno para o menu principal era idêntico à iconografia de “ejetar CD”. Outros não sabiam do que se tratava.

20. Queriam poder ter várias configurações da interface (ligar/desligar músicas, configurar filtros de pesquisa e resultados etc), e se assustaram com o fato de que a única configuração dentro de Settings ser a de remoção da conta do usuário, considerada uma ação muito perigosa para estar tão acessível na interface.

21. Reclamaram do fato de que o usuário pode encontrar um jogo e ver suas informações e o preço, porém, se ele não tiver créditos suficientes, terá de voltar até a página inicial para comprar mais Wii Points. O jogo que foi encontrado terá de ser novamente localizado após a compra de créditos, deixando a navegação ainda mais lenta.

22. Querem uma opção de visualizar os jogos mais baixados por gênero.

23. Querem ter uma opção de "mais votados"; função alimentada pela votação dos usuários do serviço.

24. Querem poder mudar a skin da interface ao visualizar jogos de sistema antigos, de modo a ficar com visual de Super Nintendo, Genesis, etc, para aumentar o fator nostalgia e o apelo ao usuário adulto.

25. Querem fazer download de pacotes de jogos ao finalizar uma compra. Assim, diversos títulos poderiam ser comprados ao mesmo tempo.

==========================================

Agradeço a todos os que responderam ao questionário para seleção e principalmente aos participantes do Grupo de Foco, que contribuíram muito para essa pesquisa. Valeu mesmo!



Prometo voltar com mais novidades sobre o projeto em breve.

Nenhum comentário: