terça-feira, 27 de novembro de 2007

Projeto Concluído!!! Ou quase...

Pessoal, eu dei um gás no projeto essas últimas semanas, pois o dia da apresentação final se aproxima. Não tenho a pretensão de terminar a monografia até lá, mas vou tentar. Ao menos a apresentação já está fechada e em breve eu vou postá-la aqui no blog.

Eu pretendo preparar um novo questionário para disponibilizar junto com a apresentação. Desta forma poderei receber feedback das pessoas que já conhecem ou não o trabalho que venho desenvolvendo para saber se elas concordam com minhas sugestões para mudanças no canal Wii Shop Channel... e não foram poucas as recomendações que eu fiz! ;-)

Assim que eu tiver o questionário fechado eu posto a apresentação aqui e divulgo para meio mundo de fóruns, revistas, Orkut e por aí vai... Quero ver todo mundo dando a sua opinião sobre a minha pesquisa.

Até mais. :-)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Novo Canal: Check Mii Out

Enquanto estou desenhando a nova interface do Wii Shop Channel com base nos dados coletados, a Nintendo lança mais um canal - e desta vez, era algo muito esperado: o Check Mii Out.

Trata-se de um canal bem engraçado e interativo, que permite fazer upload de seus Miis (os avatares que são criados no Wii e usados em alguns jogos, como o Wii Sports) e download de Miis criados por outros usuários. Também é possível participar de competições temáticas; a primeira delas pede que todos os participantes enviem Miis do Mario sem o seu tradicional boné.

A criação de Miis temáticos (celebridades, quadrinhos, desenhos, etc) já era febre há muito tempo. No Orkut e em fóruns especializados rolavam concursos organizados pelos próprios participantes - eu mesmo ajudei a organizar vários. A Nintendo tornou oficial o que todo dono de Wii já vinha fazendo pela Internet.

Se este canal vai mesmo fazer sucesso, só o tempo dirá, mas começou fazendo bonito. a interface é intuitiva, mas é difícil encontrar Miis desejados; a busca não serve pra nada (permite buscar apenas por sexo e aptidão do Mii -?!?) e há um sistema de códigos que considero impossível de funcionar - cada Mii que é enviado ao portal ganha um código para poder ser localizado. A-hã, muito útil! :-(
Acho que há muito espaço para melhorias, principalmente no quesito da busca.

Abaixo, um vídeo do novo canal.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Video de Função Gift do Wii Shop Channel

A minha pesquisa demora a ficar pronta mas enquanto isso a Nintendo vai só investindo no Wii Shop Channel... também, aquilo ali é um sucesso de vendas inesperado.

Saiu um vídeo que mostra a função "Gift" (Presente), onde você pode comprar jogos para amigos seus e mandar para eles. O vídeo é em japonês, mas não é difícil entender o que acontece. Você escolhe um jogo e diz que quer enviá-lo como um presente, e escolhe para quem você quer enviar entre os seus contatos cadastrados no Wii.

A outra pessoa recebe uma mensagem em forma de presente que, quando aberta, comunica ao usuário para ir até o Wii Shop Channel pegar seu presente. Lá o presenteado poderá fazer o download do jogo sem ter que pagar nada.

Ainda não está claro para mim se este é o mesmo Wii Shop Channel ou um novo canal muito parecido, mas o que importa é mostrar que a Nintendo sempre encontra maneiras criativas de agregar valor aos seus produtos, promover interação entre os donos de Wii e - claro - ganhar muito dinheiro. ;-)

Uma das evidências que mais apareceu durante a minha pesquisa foi que muita gente não se interessa em baixar jogos antigos pra jogar - mas você não ficaria feliz de ganhar um presente desses de um amigo? E não é um presente caro para quem pode comprar os créditos. A idéia de jogos clássicos virarem presentes acessíveis é sensacional e vai promover muito o Wii Shop Channel.

Vejam o vídeo abaixo.

Saiu na NGamer

Eu ando meio sem tempo para atualizar o blog, mas a pesquisa continua a todo vapor. No momento estou cruzando os resultados dos testes e aplicando recomendações em um protótipo de baixa fidelidade da nova interface para o Wii Shop Channel. Em pouco tempo eu acho que consigo postar uma novidade aqui.


Mas eu queria aproveitar pra contar sobre algo muito legal! Publicaram minha carta sobre a pesquisa na revista NGamer Brasil e o feedback do pessoal foi muito legal. Espero corresponder à expectativa dos nintendo-maníacos brasileiros :-))

Valeu galera da NGamer!