segunda-feira, 16 de julho de 2007

Resultados do Teste de Usabilidade Piloto

Como eu havia prometido, segue abaixo alguns pontos observados no teste de usabilidade piloto do Wii Shop Channel. Foram feitos testes com 2 usuários (um homem e uma mulher jovens), que não tinham nenhuma experiência com o Wii, mas que possuíam experiência anterior com videogames. Ambos usuários dominam o idioma inglês.
As tarefas que eu pedi para eles executarem na interface eu postei mais abaixo.



Tela Inicial - Jogos em Destaque / Notícias
Essa tela é a primeira a aparecer no Wii Shop Channel e deixou os usuários bem confusos. Os problemas observados no teste foram:

1. Usuário se sentiu perdido na primeira tela da aplicação
2. Os thumbnails dos jogos em destaque não possuem efeito de "tooltip" descritivo, nem qualquer efeito que indique que possa ser selecionado
3. Esse comportamento é inconsistente com o do menu principal do Wii, que é bem mais amigável
4. Usuário não sabe identificar se os thumbnails são apenas jogos em destaque ou se é o catálogo todo
5. Não poder identificar o nome dos jogos em destaque na home pelos thumbnails frustrou o usuário
6. Usuário procurou pela palavra "catálogo" mas ela não aparece na interface no começo
7. A notícia nessa página confundiu o usuário, que clicava nela esperando chegar no catálogo
8. O uso da palavra "catálogo" no texto da notícia fez o usuário clicar nele, esperando encontrar o jogo
9. Convencido de que os thumbnails mostravam todo o catálogo, usuário tentou dar scroll na lista para tentar ver mais jogos, sacudindo o controle
10. Usuário seleciona um jogo qualquer para tentar avançar, mas não sabe prosseguir na interface
11. Usuário demora para selecionar "Start Shopping", pois ficou confuso com a tela inicial



Menu Principal
Essa tela aparece ao selecionar "Start Shopping" (Iniciar Compra). Ela representou um desastre no teste por conta dos termos pouco familiares para quem ainda não leu na Internet sobre o serviço (por exemplo: o termo Virtual Console não foi identificado pelos usuários como sendo o catálogo de jogos. Isso é muito GRAVE para a interface). Aliás isso é um problema do Wii Shop Channel - ele depende demais de informações obtidas previamente na Internet. Os problemas observados no teste foram:

12. Usuário declarou que não imaginava encontrar essa tela, pois pensou que cairia direto no catálogo de jogos após clicar em "Start Shopping".
13. Insatisfeito com a ausência da palavra "Catálogo" na interface, ele quis sair desta tela e voltar para a anterior, pois aquela apresentava imagens de jogos.
14. Ao tentar retornar, selecionou "Wii Menu" e foi levado de volta para o menu do Wii, saindo da aplicação e ficando muito irritado
15. Reclamou da falta de confirmação para deixar o canal de compras
16. Reclamou da demora em conectar na rede
17. Usuário diz procurar por um catálogo ou uma busca, mas não sabe onde achar na interface
18. O usuário não reconhece o termo "Virtual Console" como catálogo e o ignoram completamente
19. Posteriormente, comenta que o catálogo não poderia ser ali, pois a imagem de um controle (joystick) fez o usuário pensar que se tratava de alguma configuração ou compra de hardware. Esperava ver uma imagem de jogos.
20. Usuário seleciona "Shopping Guide", pensando ser um catálogo, quando na verdade é um help
21. Usuário demora a entender que o Shopping Guide é um help
22. Dentro do help, procura por ajuda, mas não tem paciência para ler os textos
23. Usuário tenta usar outras teclas do controle, tentando fazer algo acontecer para chamar o catálogo
24. Usuário entrou em todos os menus da interface, menos no "Virtual console", que seria o correto
25. Usuário não compreende o ícone que leva de volta a tela inicial, pensando ser o botão para "ejetar o cd"
26. Usuário identificou claramente a quantidade de Wii Points que ele tinha, mas não soube responder se era suficiente para comprar jogos, uma vez que não conseguiu achá-los.
27. Tentando localizar o primeiro jogo comprado naquele console, usuário desisitiu de usar a interface do canal e foi procurar no menu de configuração do Wii
28. Não encontrando lá, desistiu da tarefa, pois não queria voltar para a tela principal, pois não sabia o que fazer ali.
29. Irritado, até a música do canal desagradou o usuário, que desejou poder desligá-la
30. Usuário alegou ter achado a interface pobre, quando comparada às demais telas da interface do Wii e até de outros canais.

Resumindo, nenhuma das tarefas propostas aos usuários foi completada no tempo desjado. Os usuários sentiram-se frustrados com isso!

Esses foram os primeiros resultados obtidos nesse piloto, mas que foram suficientes para mostrar que há muito a melhorar na interface do canal de compras do Wii. Uma revisão dos termos usados, mudança em alguns elementos visuais e mesmo a adoção de comportamentos de navegação mais consistentes (como aparecer um texto ao passar o cursor sobre o thumbnail do jogo) já iriam contribuir e muito para oferecer uma experiência mais intuitiva e menos depende de leitura de helps e manuais.

Mas há muito a ser investigado ainda. ;-) No próximo post vou falar sobre um questionário feito com lojistas para identificar o perfil de quem tem um Wii. Será que deu certo? Depois eu conto! :-p

2 comentários:

Jonathas Scott disse...

Heheh Cara realmente sua pesquisa está muito legal.. e em um andamento que incentiva a todos.

Claro tambem me amarrei em ser o ususário cobaia...(rs)

Abs.
Ps. já está no blogroll do meu blog.

Anônimo disse...

Muito bacana o blog, estou pensando em fazer a mesma pós que você ai no Rio, mas moro em SP, gostaria de saber suas opiniões sobre o curso e se valeria a pena mesmo o deslocamento até o estado. Estou em dúvida, ir a Portugal fazer pós ou tentar me aprofundar na área aqui dentro do Brasil? Você faria o que?

Obrigado e parabéns pelo blog!

Fica aqui meu e-mail: jonas@pixall.com.br

abraço!