sábado, 7 de julho de 2007

Tudo precisa ter um começo...

O primeiro post é difícil de esquecer... e de começar! ;-)
Bem pessoal, vou começar pelo começo, que é explicando o objetivo deste blog.

Mas antes disso, eu preciso falar um pouco sobre mim, e como cheguei até aqui. Sou formado em design pelo Fundão, tenho MBA em comunicação e marketing pela ESPM, pós-graduação em animação pela Puc-Rio e estou cursando uma nova pós-graduação - é isso mesmo... nem eu agüento mais tanto curso :-s - em Ergodesign e Usabilidade de Interfaces, também na Puc.

Trabalho há 6 anos na Quality Software, gerenciando o time de Mídia Digital, que é o braço da empresa que cuida da interface de uso de todas as aplicações, sistemas, portais etc desenvolvidos por lá. Nesse lugar - além de ter feito grandes amigos - já participei de um catatau de projetos de interface visual dos mais variados tipos e plataformas: web, java, .NET, delphi, celulares, palms, TV digital, IPTV... já vi de tudo isso um bocado, aqui e no exterior ;-)

Além disso, preciso revelar que sou um viciado em games. Tenho outros vícios nerds (como colecionar bonequinhos, Transformers, essas coisas lindas de Deus), mas os jogos eletrônicos sempre tiveram um espaço de grande destaque em minha vida.

Eu sempre fui um Sega-maníaco, fã de Mega-Drive (ou Genesis) e Sonic. Mas aí a Sega me deixou órfão de consoles e tive de migrar - a princípio contrariado - para a Nintendo. E foi então que me apaixonei pela filosofia dessa empresa. Foi aos poucos, com um Gameboy, depois com um BitSystem (alguém lembra desse?), Gameboy Advance, Gamecube, Nintendo DS... e aí veio o Wii.

Tem gente que vê o Wii em ação e acha que é coisa do demo. Eu o considero um marco em termos de tecnologia e inovação, que entregou ao mercado algo que as pessoas nem sabiam que queriam, mas que no momento em que viram, gostaram. E estão demonstrando isso com um volume de vendas impressionante.

Bem, todo esse blá blá blá foi pra ligar as seguintes pontas:
- Estou cursando uma pós em ergodesign e usabilidade de interface;
- Vou apresentar uma monografia ao final do ano (eu espero);
- Tenho relativa experiência com TV digital e a vejo como um grande veículo para iniciar uma verdadeira revolução em termos de inclusão digital ao promover uma maior facilidade de acesso a serviços;
- Quero avaliar a interface do Canal de Compras do Wii (Wii Shop Channel) como referência para futuras aplicações de T-commerce, visto que tem sido divulgado na imprensa o sucesso deste canal, com cerca de 1000 downloads por hora.

Os resultados dessa pesquisa?
Vou mostrando aos poucos por aqui...

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo,

tente usar uma fonte um pouco mais escura. Esse cinza sobre branco está muito ruim para ler.