quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Análise de Resultados - Configurações do Wii Shop Channel

Mais um resultado saindo quentinho do forno... ;-)

O Questionário - Parte 2 focava na obtenção de feedback para a nova funcionalidade de “Configurações” do Wii Shop Channel, o que incluía a análise das telas de “Configurações de Música”, “Configurações de Tema” e “Meus Controles”. Quem quiser rever o que eu propus para essas telas pode conferir o segundo vídeo aqui.


Nova Tela de Configuração Proposta


Configurações de Música


Configurações de Tema


Meus Controles

Um total de 23 pessoas respondeu a este questionário, sendo que somente 21 pessoas o completaram. Dessas, 20 afirmaram ser do sexo masculino (95,2%) e 1 do sexo feminino (4,8%). A idade média dos respondentes foi de 18 anos.

Sobre as novas possibilidades pensadas para a funcionalidade "Configurações", cada participante foi convidado a atribuir notas de 1 a 5 para cada uma das mudanças propostas; onde 1 significava que ele havia odiado a mudança, 3 que ele era indiferente à mudança e 5 significava que ele havia adorado a mudança. Os resultados coletados são mostrados na tabela abaixo.



Com base nesses resultados podemos verificar que parte das recomendações para o item “Configurações” foram bem recebidas pelos participantes, com destaque para a possibilidade de se poder ligar/desligar a música de jogo (trecho da trilha sonora) na “Tela do Jogo”. Isto parece ser um indicativo também de que os usuários desejam poder ouvir a trilha dos jogos nas telas de detalhes destes. Logo, ambas são funcionalidades recomendadas.

Outro ponto interessante é constatar o alto índice de aceitação da sugestão de darmos um menor destaque para a remoção da conta do Wii Shop Channel. Os participantes concordaram que esta é uma função que deve ficar menos acessível na interface.

Foi possível constatar um índice bastante considerável de indiferença para as possibilidades de se ligar/desligar a música de fundo do canal e de se permitir a troca de temas (skin). Visando dar liberdade de escolha ao usuário, recomenda-se fortemente a implementação da primeira configuração. A troca de skin pode ser descartada, mas certamente agregaria valor ao canal, desde que não houvesse comprometimento da performance deste.

Detectamos um índice significativo de rejeição à configuração que permite informar que controles o usuário possui para não exibir mais alertas sobre compatibilidade de controles. Esta recomendação poderia ser descartada, mas seria necessário efetuar testes junto a mais usuários para validação.

Os participantes também informaram se eles consideravam que houve melhoria nas novas proposições de configurações em relação ao que existe atualmente no canal. Os resultados coletados são mostrados na figura a seguir.



Podemos constatar que o índice de aceitação da nova proposição de Configurações foi alto, já que 57% dos participantes (13 pessoas) responderam que a tela estava muito melhor; 30% (7 pessoas) consideraram que estava um pouco melhor; 9% (2 pessoas) consideraram a mudança indiferente e somente 4% (1 pessoa) considerou que a tela estava um pouco pior.

Alguns comentários feitos pelos participantes da pesquisa foram bastante pertinentes e devem ser considerados na análise, em conjunto com os demais dados coletados. A seguir apresentamos algumas dessas contribuições:

“Controles podem ser emprestados, ou seja, pode não estar com o gamer no momento da compra. Acho que mudar essa configuração toda vez seria cansativo. Já que é o próprio cansaço que você quer excluir, que tal dar um destaque maior aos controles no momento da compra? Assim a pessoa já veria naquele momento, sem precisar de avisos posteriores ou configurações.”

“Acredito que a questão da tela que avisa sobre os controles compatíveis com o jogo que você está comprando é muito menos importante do que você fez parecer. Quando vou gastar meu dinheiro em um serviço online gosto de obter o máximo de informações possíveis e até mesmo de maneira repetitiva, o aviso adicional é um passo a mais que faz pouca diferença e que não justifica uma mudança na interface.”

“A melhor idéia a ser considerada é a de incluir a música tema dos jogos que você está olhando (mas será que isso não deixaria o shopchannel um pouco lerdo? Sua velocidade já não é grande coisa).”

“Agora está muito melhor do que levar um SUSTO com aquela antiga tela!!!”

“O que mais me chamou atenção foi a parte de temas, ter um wii shop channel com a cara de Zelda seria tudo de bom! E com certeza muito uteis todos os outros botoes, houve ai uma melhora de 100% nas configurações.”

“Deve-se lembrar que o foco principal do console wii são crianças, por isso é realmente importante a exibição dos alertas sobre os controles, ja que a imagem do jogo fica muito perto das imagens dos controles e a criança pode acabar não vendo, podendo gerar uma certa frustração quanto ao canal, ja que ela pagou e puxou o jogo mas não consegue jogar por falta de controle, e assim diminuindo a frequencia com que essa criança irá comprar mais jogos (acredite, é mais frequente do que parece, eu ja fiz isso e mais dois amigos meus fizeram tambem, o impacto emocional que os jogos classicos causam realmente realmente nos cegam para qualquer coisa que não seja relacionado a compra imediata).”

“Poderia ter um item de personalização de músicas, para ele tocar uma música favorita do seu SD card.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Fragmentadora de Papel, I hope you enjoy. The address is http://fragmentadora-de-papel.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Good post and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.