segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Análise de Resultados - Menu Principal do Wii Shop Channel

Tô de volta!

Continuando com a divulgação dos resultados do primeiro questionário, hoje eu vou apresentar os dados que foram coletados sobre o novo Menu Principal proposto para o Wii Shop Channel.



Sobre as mudanças realizadas no “Menu Principal”, cada participante foi convidado a atribuir notas de 1 a 5 para cada uma das mudanças propostas; onde 1 significava que ele havia odiado a mudança, 3 que ele era indiferente à mudança e 5 significava que ele havia adorado a mudança. Os resultados coletados são mostrados na tabela 9.



Com base nesses resultados podemos verificar que a maior parte das recomendações para o Menu Principal foi bem recebida pelos participantes, com destaque para o uso de textos de apoio nos 4 botões principais.

Quanto ao uso do ícone “?” para a Ajuda, apesar do alto índice de indiferença por parte dos usuários podemos considerar como sendo uma alteração recomendada, pois corrige uma inconsistência da interface atual.

Quanto ao uso dos termos “Exit Channel” ao invés de “Wii Menu” e “Wii Software” ao invés de “Wii Ware” observou-se níveis altos de rejeição e indiferença por parte dos respondentes. Seria necessário efetuar testes com mais usuários para verificar se estas alterações são realmente recomendadas ou se deverão ser desconsideradas.

Os participantes também informaram se eles consideravam que houve melhoria na nova proposição de tela em relação ao que existe atualmente no canal. Os resultados coletados são mostrados na figura a seguir.



Podemos constatar que o índice de aceitação da nova proposição de Menu Principal também foi bastante elevado, já que 71% dos participantes (29 pessoas) responderam que a tela estava muito melhor; 20% (8 pessoas) consideraram que estava um pouco melhor; 7% (3 pessoas) consideraram a mudança indiferente e somente 2% (1 pessoa) considerou que a tela estava muito pior.

Alguns comentários feitos pelos participantes da pesquisa foram bastante pertinentes e devem ser considerados na análise, em conjunto com os demais dados coletados. A seguir apresentamos algumas dessas contribuições:

“Gostei do botão My Account. Não gostei do DK segurando o Classic Controller, e acho que os textos explicativos só deveriam aparecer quando passássemos o cursor por cima dos botões.”

“Não gostei muito das imagens atribuidas e tambem nao gostei da aparencia dos botoes, atualmente os botoes do wii parecem ser mais modernos e limpos... com imagens claras e modernas...”

“Não há necessidade de rebatizar o WiiWare, uma vez que tem um texto explicativo no botão.”

“Eu adorei aquele D.K. ( Donkey Kong ) QUERO UM PRA MIM!!!!!!!!!!!!”

“Para cada vez que entra no menu principal seria legal se aparece um personagem diferente em virtual console (uns 5 no maximo tipo mario, link, samus, etc).”


Quem quiser participar dando opiniões sobre os demais questionários ainda dá tempo! Para ver os demais vídeos e questionários, clique aqui.

Fui!

Nenhum comentário: